domingo, 8 de março de 2015

Liderança Excelente

tEXTO: Neemias 2.1-10

Título: liderança excelente!

Introdução
Nunca houve tanta necessidade de liderança forte como hoje. A sociedade, a igreja e as famílias ressentem-se de líderes de verdade.
Porém, o que caracteriza um verdadeiro líder? Quais os padrões de uma liderança de excelência? Como podemos suprir essa necessidade de líderes?
Neste estudo vamos observar a liderança de Neemias sobre Israel e como podemos internalizar e aplicar esses princípios em nossa prática cotidiana.

PROPOSIÇÃO
Liderança de excelência é se importar a ponto de agir e influenciar outros à ação.
Ioséias Carvalho Teixeira

sentença interrogativa
O que caracteriza um líder excelente?

sentença de transição
Um líder excelente é caracterizado pela empatia que leva à ação grandiosa e influencia outros para o mesmo.

I – O LIDER EXCELENTE É EMPÁTICO (Ne 1).
A.    Empatia é a capacidade de se colocar no lugar de outro e sentir suas dores ou alegrias, identificando-se com ele.
B.    Neemias sofreu o chorou ao tomar conhecimento da dor dos moradores de Jerusalém (vv.1-4).
C.    Neemias se dobrou em oração em favor dos seus irmãos (vv.5-11).
D.    Neemias propôs no seu coração fazer o que pudesse para ajudar tais pessoas (v.11).
E.    O líder excelente é aquele que busca ajudar as pessoas em suas necessidades porque consegue se colocar no lugar dessas pessoas e sentir as suas aflições. Você é empático?

II – O LÍDER EXCELENTE PROMOVE AÇÕES GRANDIOSAS.
A.    Neemias agiu:
a.    Neemias teve a grandiosidade de abrir mão de uma posição cômoda e agradável, e se colocar em risco para abençoar aqueles que precisavam deles. (Ne 2.1-10).
b.    Neemias promoveu uma inspeção detalhada da situação para ter a dimensão exata do quanto tinha a fazer (Ne 2.11-15).
c.    Neemias enfrentou oposição e deboche, mas não parou de trabalhar por conta delas, antes orou ao Senhor e tomou as medidas cabíveis e necessárias. (Ne 2.19,20; Ne 4.1-21).
d.    Neemias ainda teve que lidar com problemas internos entre o seu povo para sanar as injustiças entre eles (Ne 5.1-13).
e.    Neemias enfrentou a calúnia e difamação com a verdade e uma atitude firme de não parar por nada, mesmo diante da tentativa de intimidação de “profetas” do seu povo vendidos ao inimigo (Ne 6.1-14).

III – O LÍDER EXCELENTE INFLUENCIA E INSPIRA OUTROS PARA O TRABALHO.
A.    Neemias influenciou outros pelas suas atitudes e palavras, motivando-os para o trabalho (Ne 2.16-18).
B.    Neemias influenciou o povo positivamente quando teve que tratar de problemas internos de injustiça, colocando-se como um modelo de vida íntegra (Ne 5.14-19).
C.    Neemias influenciou o povo no seu temor a Deus e promoveu uma série de estudos bíblicos para que todos pudessem conhecer a vontade do Senhor (Ne 8.5-8;13) e isso os levou a um quebrantamento e confissão de pecados diante do Senhor (Ne 9).

Conclusão: 
Graças ao seu amor pelo próximo, sua atitude proativa, sua vida exemplar e sua dependência e confiança em Deus, Neemias marcou o seu nome na história e é mencionado nos cursos de graduação em administração como modelo de empreendedor e líder.
Por ser esse líder excelente, Neemias terminou a obra dos muros em apenas 52 dias (Ne 6.15), mesmo debaixo de forte oposição interna e externa (Ne 6.17-19).
Você é líder? Seu coração se liga ao coração de outros em suas alegrias e necessidades? Você está disposto a se sacrificar para realizar algo maior? Sua ações e palavras têm peso para aqueles que os cercam?
Estas perguntas são cruciais para que possamos entender se somos líderes, de fato, ou apenas possuidores de um cargo eclesiástico.

Soli Deo Gloria.