sexta-feira, 26 de setembro de 2014

PLANEJAMENTO. A ESSÊNCIA DO SUCESSO!

"Se eu tivesse 8 horas para cortar uma árvore, gastaria seis afiando meu machado "

Abraham Lincoln

Planejar é o caminho do sucesso.
Segundo uma informação que obtive em uma conversa que tive com um amigo, engenheiro em uma montadora de automóveis, há uma empresa do setor automotivo que trabalha com um sistema chamado Slow. Este sistema funciona com base no planejamento detalhado antes da execução. Eles dedicam 70% do tempo em planejamento, 20% em execução do projeto, 5% em análise e levantamento de possíveis problemas (raros) e 5% em reparo de possíveis erros.
O interessante é que essa montadora nunca fez nenhuma chamada para seus clientes fazerem algum recall por falha em algum equipamento de seus veículos.
Com essa conversa confirmei um aprendizado que adquiri há alguns anos. Não tenha pressa em planejar, pense, avalie todas as variáveis positivas e negativas. Escreva suas análises e depois as compare com atenção.
Nunca seja apressado em realizar nada. Os grandes realizadores foram os que dedicaram anos em estudos e análises de seus projetos.
Não tenha medo de ser considerado como alguém que demora muito para agir, pois a precipitação resulta em muitos efeitos colaterais. O importante é que você sabe onde quer chegar, o que quer realizar, e que quer fazer bem feito, para não ter que ficar se explicando depois.
Pense em por que isso é importante (Qual o benefício que trará a si e aos outros)? Como é possível realizar essas coisas (análise das variáveis)? Onde devo começar (áreas prioritárias)? E quando devo começar (Quanto tempo tenho para planejar, executar, avaliar e reparar)?
Se você quer ser um estudante, profissional, ministro, pastor, etc. de sucesso, PLANEJE detalhadamente onde quer chegar e o que quer realizar.
Soli Deo Gloria!