segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Cuidado com a angústia e o excesso de trabalho

É interessante o poder negativo que a angústia e o fardo do excesso de trabalho podem exercer sobre a nossa fé. Segundo o livro do Êxodo, capítulo 6, versículo 9, o Senhor enviou Moisés para libertar o povo de Israel da escravidão no Egito. Contudo, as pessoas não lhe deram ouvidos, exatamente por causa da angústia (sentimento de desesperança causado por experiências negativas diversas) e da cruel escravidão (excesso de trabalho) que sofriam.
Pode parecer difícil, mas não permita que as emoções negativas dominem o seu coração e a sua mente. Como disse o médico caldeu Keptah, personagem do livro Médico de Homens e de Almas, de Taylor Caldwell (Ed. Record): "Um homem só é vítima de suas emoções quando permite que tal coisa lhe aconteça". Isto é, você, e não o que outros lhe fizeram, é quem define quais as emoções vão reger a sua vida; se vai alimentar o ressentimento ou o perdão, a tristeza ou a alegria.
Também não seja escravo do seu trabalho, faça-o com alegria, mas não se deixe dominar (leia-se escravizar) por ele. Há muitas pessoas que só pensam em ganhar dinheiro; querem enriquecer ou apenas melhorar o orçamento doméstico. Mas não percebem que, gradativamente, estão fazendo a si mesmos um mal sem medida. Lentamente vão adoencendo porque não estão dando ao corpo o descanso que ele tanto precisa, também não oferecem à família o tempo de compartilhamento que ela merece e precisa para ser saudável e unida. E, com o tempo, acabam por gastar aquele dinheiro, que tanto se esforçaram para ganhar, com remédios antidepressivos e de reposição de nutrientes que forma perdidos pelo excesso de atividades.
É importante lembrar que a não observância do dia de descanso (siginificado da palavra sábado) é pecado (Ex 20.8-11). Separe seu dia de folga para cuidar da sua família, das suas coisas e de adorar a Deus. 
Não cometa o erro de Israel! Dê ouvidos à Palavra do Senhor nos lábios dos seus profetas e não se deixe escravizar, pois Israel não tinha opção, mas você tem!
Guarde e aplique esses princípios da Escritura na sua vida e seja muito mais feliz.
Deus te abençoe.