segunda-feira, 4 de abril de 2011

Como Falar em Público

A ESCOLHA DO SERMÃO
O sermão, para obter maior êxito, deve, sempre que possível, estar em conformidade com alguns aspectos importantes referentes à ocasião, à necessidade do povo ou ao tema proposto.
Nesse breve texto o autor abordará a importância da escolha do sermão em conformidade com a ocasião, a necessidade do povo e ao tema proposto. Vejamos.

EM CONFORMIDADE COM A OCASIÃO.
Pregar em conformidade com a ocasião tende a ser muito eficaz e a trazer uma resposta muito positiva por parte dos nossos ouvintes.
Imagine o alcance de uma mensagem que tenha como tema "Jesus, a nossa Páscoa" e que discorra sobre o sacrifício de Jesus em nosso favor para nos salvar da opressão do inimigo e que faça uma correlação com a libertação de Israel do Egito nos dias de Moisés sendo pregada no domingo pascoal. As pessoas estão com o seu foco voltado exatamente para a Páscoa e quando você estabelece uma ligação entre a sua mensagem e o foco contextual dos seus ouvintes fica muito mais fácil para eles a compreensão do assunto. Além do que, você terá uma ótima oportunidade de ensinar a verdade bíblica acerca da Páscoa em contraste com a concepção consumista atual.
Assim também podemos fazer em outras ocasiões, tais como: natal, ano novo. descobrimento do Brasil, Proclamação da Indenpendência, etc.
Pregar em conformidade com a ocasião redunda em adequação ao contexto de vida das pessoas e em demonstração de conhecimento histórico e valorização da cultura por parte do pregador.

EM CONFORMIDADE COM A NECESSIDADE.
Pregar em conformidade com a necessidade dos ouvintes é outro método extremamente eficiente.
Embora essa modalidade de pregação se adeque mais específicamente ao pregador que conhece bem o seu público, tal como o pastor ou outro pregador que conviva com  a igreja diariamente, ainda que haja necessidades que sejam aplicáveis à qualquer igreja, em qualquer lugar.
As pessoas têm necessidades espirituais que precisam ser supridas e a missão do pregador é exatamente essa.
Escolher um sermão de acordo com a necessidade exige do pregador muito conhecimento do seu povo e muita humildade, para que não se sobreponha aos outros como sendo o único perfeito dentro daquela comunidade. Contudo, é um método maravilhoso porque dá ao povo o suprimento que, de fato, precisam.

EM CONFORMIDADE COM O TEMA.
Outra modalidade de sermão é aquele que é pregado em conformidade com o tema proposto.
Em geral esse tipo de mensagem é pregada em ocasiões festivas quando é proposto um tema alusivo à ocasião. Sendo assim, o pregador precisa ser fiel ao tema que lhe foi proposto, pois, caso contrário, estará traindo a confiança daqueles que o convidaram.
É sempre preciso ser fiel àqueles que nos convidam para pregar e partir do pressuposto que o tema que eles estão nos transmitindo foi formulado depois de um bom período de oração e jejum para que o Senhor os direcionasse nessa escolha. Portanto, pregar fora do tema significa insinuar que aquele tema não veio de Deus.

CONCLUSÃO:
Ao escolhermos um sermão em conformidade com a ocasião, a necessidade do nosso povo ou com o tema proposto estaremos alimentando o povo de Deus com uma dieta espiritual balanceada e coerente.